sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Descrição das aulas ministradas

Descrição das Aulas

Iniciamos o conteúdo Roma Antiga, com a Estagiária Glaucia Leane,  que ficou responsável por aplicar o processo das primeiras civilizações romanas, a mesma entregava todos os dias uma lauda que continha o conteúdo que ali seria abordado. Glaucia ministrou suas aulas da seguinte forma:  A sua primeira aula aconteceu no dia 08/10/2010 falando sobre as Civilizações Romanas e o território em que estava situada, aplicando uma apostila na qual seria utilizada durante o processo de suas aulas. A turma inicialmente demonstrou muito respeito, eles pediam para sair e se pedíamos para fazer silêncio os mesmos obedeciam. O professor regente compareceu a aula, então a estagiária expôs uma síntese sobre o conteúdo no quadro, depois explicou tópico por tópico utilizando-se do livro didático, sempre parando e fazendo perguntas para os alunos, a aula foi bem dinâmica, pois a turma é bem tranqüila e participativa. A segunda aula  ocorreu no dia 18/10/2010, onde a mesma deu continuidade ao assunto abordando sobre os povoadores da Península Itálica e sua organização social, entregando uma lauda que continha o assunto, fazendo uma ligação com o que continha no livro.Na terceira aula ministrada por Glaucia, abordou os seguintes assuntos, à organização política de Roma, a Luta da Plebe e as conquistas militares, houve uma aceleração do conteúdo, que tinha o objetivo de terminar naquele mesmo dia, mais a aula foi enérgica e participativa. Na sua ultima aula a Estagiaria Glaucia, selecionou um vídeo sobre a Civilização Romana, onde tinha o intuito de demonstrar passo a passo tudo que foi apresentado em suas aulas, em seguida distribuiu uma atividade complementar sobre o assunto estudado em sus aulas.Fazendo assim com que os alunos tivessem a visualização dos assuntos abordados
Colégio Estadual Dom Luciano Cabral DuarteAluno:_____________________________________________________ Estagiárias: Glaucia Leane Profº Regente: Renaldo Ribeiro Rocha Série:1º    Turma: L  Turno: vespertino Disciplina: História   Data: 05/11/2010
                                             Exercício complementar
1º) Explique com base no seu entendimento sobre o nascimento da civilização romana.
2º) Comente sobre a importância da educação em Roma.
3º) Quem  eram os povoadores do território romano?
4º) Explique sobre os principais grupos sociais de  Roma.
5º) De acordo com assunto estudado faça uma síntese sobre as organizações políticas de Roma.
6º). O que significa a expressão “república”? No início da República, quem era considerado cidadão em Roma?

7º)   Explique por que durante a República aumentaram os conflitos entre patrícios e plebeus.8º)Por que podemos dizer que o Senado perdeu poderes ao longo do período republicano?
9º)Quais as principais leis aprovadas durante o período republicano? Quais ganhos cada uma delas trazia para a população plebéia?10º) Explique por que Roma precisou expandir o seu território.
11º) “Roma e Cartago passaram de aliadas a inimigas mortais.”. Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota de Cartago?

A estágiaria Camila dos Anjos deu continuidade, ao conteúdo Roma Antiga, abordando os temas: A crise na República Romana, a força dos generais Mario e Silas: A força do Exercito, no qual aplicou uma apostila que relatava os principais acontecimentos que deu origem a crise romana. A todo o momento Camila perguntava se o que ela abordou ficou claro para os alunos, e se os discentes tinham alguma pergunta ou uma observação para fazer.
Na sua segunda aula Camila fez uma síntese do assunto anterior, e iniciou as explicações dos temas, Triunviratos e o Império Romano, em que fez um resumo no quadro com os pontos chaves de cada assunto, já que os alunos não levavam o livro didático, esta foi à forma de realizar uma boa explicação.A terceira aula Camila trabalha com o Apogeu do Império Romano e o baixo Império, fazendo assim um resumo exposto no quadro, e explicando todos os parágrafos, e fazendo comparações com os dias atuais, desta forma ficando mais próximo da realidade dos alunos.
Nesta aula a estagiaria também pede que os alunos pesquisem sobre o Cristianismo para debater na próxima aula.A última aula é trabalhada os temas O império do Ocidente, Bárbaros no Ocidente e a Difusão e triunfo do Cristianismo, nesta aula houve um debate sobre o Cristianismo, e a criação da Igreja e suas influencias com partes dos alunos que fizeram a pesquisa solicitada por Camila. Finalizada das aulas as estagiarias agradecem pela participação de todos durantes os três meses de estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário